Pensando no crescimento do agronegócio mato-grossense, o Grupo Fogliatto com seu diretor presidente Argeu Fogliatto, no ano de 1983, adquiriu a Fazenda Porto do Campo, localizada no município de Lambari do Oeste – MT.

A partir daí desenvolveu um projeto ecológico de abertura de área, com ideias revolucionarias que transformou a fazenda em um modelo de desenvolvimento ecológico e sustentável. Atuando nas áreas de desenvolvimento genético do gado nelore e nelore mocho com cria, recria e engorda, se transformado em uma das marcas mais famosas e respeitadas no estado do Mato Grosso e até mesmo do Brasil. Desde então participa de leilões e exposições agropecuárias.

A Fazenda Porto do Campo possui 05 (cinco) sedes, devidamente dividas em:

Sede I = gado de cocheira e cria;
Sede II = cria/recria;
Sede III = Inseminação artificial;
Sede IV = reprodutores;
Sede V = transferências de embriões.

Sede I: Projetada para acolher todos os animais de elite da fazenda, onde ficam em baias coletivas, são periodicamente acompanhados pela equipe técnica da fazenda para manter a linhagem e pureza da raça nelore e nelore mocho. Está presente nesta sede também o berçário, onde os animais são cuidadosamente manuseados.

Sede II: Estão os animais de cria e recria, e nela está à sede social da fazenda e o pesqueiro.

Sede III: Nesta sede é desenvolvido todo o trabalho de inseminação artificial.

Sede IV: Sede toda estruturada para acomodar todos os reprodutores da fazenda.

Sede V: Projetada para atender todas as exigências do mais alto nível de tecnologia genética de reprodução animal, com trabalhos de inseminação, transferência de embriões TE e FIV.

No dia 29 de junho de 2019, após um ano de pesquisa e preparo a Fazenda porto do Campo sediou seu primeiro Dia de Campo levando a marca Nelore IF a frente do evento que reuniu mais de 240 pessoas entre pecuaristas, fornecedores e estudantes e organizadores, num dia de palestras e negócios, com a exposição de 480 animais, entre Bezerros desmama, novilhas super precoce, doadoras, garrotes e touros de repasse e touros para comercialização.

O evento superou as expectativas tanto da comissão organizadora quanto do público presente, trazendo mais visibilidade para importância da melhoria genética e trabalhos periódicos, fortalecendo os projetos de assiduidade do dia de campo Nelore IF para os próximos anos.